Seis lanchonetes que podem ameaçar a liderança do McDonald’s e do Burger King. ESTADÃO

UMA AMEAÇA AO REINADO?
Além de ser o berço do fast food, o mercado dos Estados Unidos é o mais expressivo no mundo da alimentação fora de casa. O que faz sucesso lá tende a fazer sucesso no resto do planeta.

Na área de hamburguerias, quem domina há décadas é o Mc Donald’s, com 14.259 lojas e um faturamento em 2015 de U$ 35.8 bilhões – por loja, o faturamento médio anual é de U$ 2.5 milhões.

A segunda rede é Burguer King, com 7.126 lojas, com um faturamento de U$ 9.5 bilhões em 2015 e um faturamento/loja de U$ 1.34 milhões por ano.

A consultoria especializada ECD Food Service, a pedido do Estadão, fez um levantamento com as redes mais promissoras no mercado americano e que trazem inovações, como a não obsessão pelo padrão, a diversidade de molhos e uma seleção da carne que faz o hambúrguer.

WENDY’S
Com 5.722 lojas e com um faturamento anual de U$ 8.8 bilhões, já tem seu espaço consolidado no mercado. Nos últimos anos, a rede tem se firmado como um concorrente importante no segmento de foodservice americano, chegando a incomodar o McDonald’s. Com hambúrguer com carne de angus servido no prato e porções de batata frita em copos de alumínio, o faturamento anual de uma loja é de U$ 1.54 milhões em média. A rede abriu suas primeiras lojas no Brasil esse ano, em São Paulo, mas ainda não apresentou um plano de crescimento por aqui.

WHATABURGER
Há mais de seis décadas no mercado americano, a rede texana se caracterizou pelo formato das lojas, com um telhado em forma de “A”, com listras laranjas e brancas. São mais de 700 lojas, cada uma com um faturamento médio anual de U$ 2.5 milhões, equivalentea ao da Mc Donald’s. A rede tem molhos próprios, como um ketchup picante, e também serve sanduíches em pães quadrados (ou de forma).

CULVER’S
A rede reúne, além de hambúrguer, pratos com frango, peixe e queijo – tudo frito e empanado, do jeito que americano (e brasileiro) gosta. A primeira lanchonete foi fundada em Wisconsin, nos anos 1980 – hoje, são quase 600. A especialidade são os ButterBurgers, que são feitos desde o início do negócio, com um pão assado com um pouco de manteiga. Eles também vendem pães sem glúten. O faturamento anual médio de uma loja da Culver’s é de U$ 2.18 milhões.
FIVE GUYS
A rede da Virgínia tem mais de 1,2 mil lojas e um faturamento anual de U$ 1,3 bilhões – as lojas faturam anualmente U$ 1,1 milhões. O processo de expansão da rede, que aposta em hambúrguer e cachorro-quente, é grande, com plano de abrir mais 1,5 mil lojas nos próximos anos. Em 2012, a Five Guys chegou a ser empresa com maior crescimento no mercado de fast food. Na rede, são mais de 250 mil possibilidades de pedir um hambúrguer, já que você pode montá-lo como quer, e nada é congelado, para não perder sabor.

IN-N-OUT BURGERS
Com 313 lojas,a rede tem faturamento de U$ 613 milhões – uma loja, anualmente, fatura por volta de U$ 1,96 milhões. A expansão também é forte, mas mais cautelosa do que outras redes, focando apenas no sul dos Estados Unidos – atualmente, são quase 300 restaurantes. Batatinha frita em forma de animais, ingredientes frescos e menu secreto são alguns dos segredos da rede californiana

SMASHBURGER
Mais focada no segmento fast casual, o Smashburger faz um hambúrguer como uma “bola” de carne, prensada na frente do cliente, sem medo de não ter um padrão. O restaurante busca um público que presa pela produção artesanal. Opções com frango e vegetarianas também estão disponíveis. Da lista, é a rede mais nova, fundada em 2007, por um ex-funcionário da Mc Donald’s, Pizza Hut e Quiznos. São 150 franquias. A revista Forbes chegou a listar a hamburgueria como a mais promissora dos Estados Unidos.

 

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