Com certeza uma das grandes especialidades da ECD, as pesquisas estão voltadas para indústrias e distribuidores que tem interesse em entender melhor os operadores de food service.

Atualmente contamos com um cadastro de operadores de mais de 17.000 estabelecimentos nas PRINCIPAIS regiões DO BRASIL. Por isso as pesquisas são desenvolvidas e aplicadas por uma equipe especializada a fim de GARANTIR A QUALIDADE DAS RESPOSTAS e respeitar a rotina individual de cada estabelecimento.

Além disso, em função do nosso CONHECIMENTO PROFUNDO DO CANAL e com base nas informações de mercado as pesquisas são analisadas com base no CENÁRIO ATUALIZADO.

As pesquisas podem ser estruturadas de forma específica de acordo com a NECESSIDADE DO CLIENTE, ou até partirem de questionários desenvolvidos para CANAIS ESPECÍFICOS do mercado, que são feitas anualmente de acordo com a demanda do mercado.

PESQUISAS AD HOC

Se o seu objetivo é entender melhor este mercado e suas oportunidades de atuação sobre ele, através de informações sobre os hábitos de consumo de categorias de produtos específicos da sua empresa, ou então sobre os principais indicadores de desempenho que definem o setor por canal.  Neste caso, veja como a ECD pode te auxiliar:

As pesquisas AD HOC, também conhecidas como PESQUISAS SOB DEMANDA, são estruturadas de acordo com o objetivo individual de cada cliente, e apresentam duas vertentes a primeira específica para produtos, e a segunda para os principais canais e segmentos deste mercado.

De forma geral a PESQUISA DE PRODUTOS se define por um estudo sobre o PERFIL DO MERCADO de Food Service para diversas CATEGORIAS DE PRODUTOS, no qual são levantadas informações específicas tais como avaliação do grau de aceitação de determinada marca ou produto, embalagens utilizadas, ranking de marcas, utilização gastronômica, indicadores de qualidade, entre outros. Posteriormente também analisamos o mapa de abastecimento das categorias solicitadas (fontes de abastecimentos, critério utilizado, frequência de compras) assim como o dimensionamento do consumo de produtos por segmento de mercado e seu potencial.

Já no caso das pesquisas dos canais do setor de food service (restaurantes, pizzarias, padarias, etc.) levantamos informações sobre os principais INDICADORES DE DESEMPENHO do setor por canal, através de um raio x dos estabelecimentos (ticket médio, número de funcionário, número de refeições diárias, taxas de crescimento e expectativas, etc.), abordando também questões ligadas ao marketing que nos permite definir os melhores meios para empresas fornecedoras divulgarem no Brasil, e mapas de abastecimento.

É importante ressaltar que ao final de cada pesquisa disponibilizamos um RELATÓRIO COM APRESENTAÇÃO PRESENCIAL aos clientes que a solicitaram.

PESQUISAS SETORIAIS

De caráter anual ou a cada dois anos, realizamos pesquisas setoriais em parceria com diversas entidades, dimensionando o tamanho do setor, as taxas de crescimento e suas principais características, o que nos possibilita traçar um quadro de evolução nestes setores, das quais as informações você poderá ter acesso, veja como:

A metodologia das pesquisas setoriais se baseia em QUESTIONÁRIOS FECHADOS (pré determinados por nós e pelas empresas, entidades, associações parceiras), que acontecem com uma periodicidade de a cada 1 OU 2 ANOS, sendo única e exclusivamente voltada para UM CANAL DO FOOD SERVICE.

O interessante nesta pesquisa é a possibilidade de traçar o PERFIL DO CANAL, e acompanhar a sua EVOLUÇÃO com o passar dos anos. Assim conseguimos fazer análises mais precisas de tendências, e agregar mais informações a um mercado que necessita bastante das mesmas. Além disso, elas auxiliam as empresas a estabelecerem MELHORES PLANEJAMENTOS.

Atualmente temos parcerias firmadas com a ABF (Associação Brasileira de Franquias) desde 2005, ANR (Associação Nacional de Restaurantes) desde 2008, ABERC (Associação Brasileira das Empresas de  Refeições Coletivas) desde 2005.

No entanto, também realizamos PESQUISAS INDEPENDENTES como a de PADARIAS desde 2005 e PIZZARIAS desde 2009, nas quais empresas que tenham produtos voltados para estes setores podem fazer parte para levantar informações específicas sobre o seu produto ou marca.

Caso seja uma associação ou entidade específica de algum canal ou produto, ou simplesmente ficou interessado nas informações destas pesquisas entre em contato.