Informe da Assessoria de Imprensa
A ECD Consultoria em Food Service aponta em recente pesquisa realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Brasília, São Luis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife, o crescimento do setor de padarias, bem como pontos positivos e negativos que dificultam os negócios no setor.
As cidades pesquisadas pelo Consultor Enzo Donna e equipe representam 22% do consumo de pão no Brasil e 27% do consumo de refeições fora de casa. De acordo com a pesquisa, os estados que apresentaram maior crescimento do setor foram São Paulo (30,71%) e Rio de Janeiro (39,4%), locais onde os serviços de copa e lanchonete – food service -, proporcionaram aumento relevante no faturamento dos estabelecimentos.
Estruturalmente, as padarias se dividem em três setores: padaria/ confeitaria, revenda e food service. A pesquisa apontou quadro que mostra o índice de participação destes setores no faturamento da loja, e observou-se que os serviços de food service passaram a ter um aumento de 23% em 2004/2005 para 28% em 2006 no percentual dos lucros dos estabelecimentos. Por sua vez, o setor de padaria/confeitaria teve participação reduzida, de 54% para 47% no mesmo período. Em resumo, o serviço de alimentação – food service -, dentro das padarias tem se mostrado uma grande alavanca para o crescimento do setor.
Outro fenômeno interessante captado pela pesquisa é o serviço de catering (vendas para restaurantes, bufês, hotéis, etc) prestado pelas padarias. Nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, São Luis, Belo Horizonte e Recife, a média equivale a 15,6%, sendo Brasília e Rio de Janeiro os locais onde o serviço deste tipo de venda é o mais relevante.
E o delivery na padaria? Apesar de uma parte relevante do mercado de padarias não contar com este tipo de serviço – cerca de (44%) -, o índice de participação do setor é de 21,3% no faturamento da loja, principalmente no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que apresentaram os maiores índices.
Um dos problemas detectados pela pesquisa da ECD, que contribuem negativamente para o crescimento do setor, é que as padarias não realizam pesquisas para conhecer o seu principal ativo, os clientes. Em resumo, 43% das padarias não fazem nenhum tipo de pesquisa e os 54% que fazem, em sua maior parte, sem nenhum registro ou análise.
Com relação a investimentos, os empresários do setor, em sua maioria – 68% -, pretendem fazê-lo, basicamente em equipamento, ampliação, layout, etc. Isto é, existe pouca consciência sobre o investimento em mão de obra, ou melhor, na preparação do funcionário. Quando se perguntou quantos faziam capacitação de sua equipe, só 53% o fazem, ou seja, 47% não realizam nenhum tipo de capacitação. Isso é um grande problema no setor e uma grande oportunidade de negócios para os interessados em oferecer este tipo de prestação de serviço. Quanto às dificuldades enfrentadas pelo setor, o campeão são os impostos, seguidos pela dificuldade na mão de obra e depois pelo preço dos ingredientes.
Quem é a ECD e o que faz a empresa
A ECD Consultoria especializada em Food Service, comandada por Enzo Donna – um dos maiores entendedores do setor no Brasil – surgiu para suprir a carência de investimentos e informações concretas desse mercado, que cresce a cada dia, porém com necessidade de investimentos significativos. O trabalho da Empresa é definir o mercado no Brasil, sua evolução, tamanho, além de medir o impacto na economia e identificar tendências e desafios, em cada um dos setores que compõem o Food Service.
Além de realizar pesquisas de mercado – algumas divulgadas por entidades como Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e ABF (Associação Brasileira de Franchising) – a ECD realiza seminários exclusivos no setor de alimentação fora do lar, embasados em dados concretos e comprovados por profissionais capacitados. “Na atualidade somos os maiores especialistas em informações sobre o food service no Brasil e queremos ter nosso trabalho reconhecido,” afirma Donna.
Compõem a equipe ECD nomes como: Tatiana Ceron Fialdini (Engenheira de alimentos graduada na Escola de Engenharia Mauá) que atua como Coordenadora de Pesquisas, Fernando César dos Santos (Administrador de Empresas graduado pela PUC Campinas) que exerce a função de Analista de Informações e Larisse Micuci (Tecnóloga em Gastronomia graduada pelo SENAC) que também atua como analista de informações.
Serviços:
Site: www.ecdfoodservice.com.br
E-mail: [email protected]
ECD – Consultoria especializada em Food Service
Rua José Carlos Macedo Soares, 482 – Jd. Bom Tempo
Taboão da Serra – SP
Tel: (11) 4786-1952
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